CPA aumentou? Como otimizar o valor do custo por aquisição

Por que um CPA, sigla para Custo por Aquisição, que antes era de 10 passa para 20? Por que ocorre a saturação do CPA? Primeiro é preciso entender o CPA. Se sua empresa gastou 100 reais e obteve 10 retornos, seu custo por aquisição foi de 10 reais. Só que com o passar do tempo o CPA pode aumentar para 15 ou 20 reais, ou seja, foi gasto o dobro do valor para obter o mesmo retorno. Confira algumas causas para o aumento do CPA e como otimizar as campanhas para reduzir os custos por aquisição.

Saturação do Público

Uma das causas do aumento do CPA pode ser a saturação do seu público-alvo. Se todas as oportunidades de alcançar o perfil definido foram esgotadas, o custo vai aumentando para alcançar um novo público.

Criativo

Uma mensagem e uma foto que funcionavam bem até um tempo atrás, agora podem não estar atraindo muito a atenção do público. Pode ser que esteja na hora de alterar o criativo. Anúncios feitos no Google Ads ou no Facebook Ads permitem alterações da imagem. Portanto, se a imagem definida inicialmente chegou ao ponto de saturação, a dica é mudar e avaliar o resultado.

Landing page

A landing page raramente é alterada dentro de uma estratégia de marketing digital. No caso de um anúncio no Google Ads, se a landing page não impactar o usuário, a chance desta página ser abandonada em poucos segundos é grande. Por isso, também é recomendável testar mudanças na landing page. Mas esses testes devem ser feitos em etapas. Primeiro, mude a mensagem, o texto, para avaliar se o desempenho melhora. Depois, insira uma nova imagem. É importante testar uma mudança de cada vez para identificar o problema. Se nada funcionar, uma reformulação total pode ser feita na página para alavancar a atenção da audiência.

Teste de audiência

A empresa segue todo o processo de definição da persona e determina este público para receber seu anúncio, seja no Google ou nas redes sociais. Após a saturação deste público pode ser feito um teste de audiência. Imagine que seu público sejam pessoas maiores de 60 anos. Podem ser feitos os mesmos anúncios, um para o público específico, desta faixa etária, e outro abrangendo pessoas de 40 e 50 anos também. O teste pode permitir a descoberta de um novo público, reduzindo, assim, a saturação e, consequentemente, o CPA.

Qualificação da audiência

Há ferramentas que qualificam a audiência em alguns grupos atribuindo notas. No Facebook, por exemplo, é possível definir o nível de qualificação de um determinado lead. Assim, é formado um grupo com as características desejadas e atingidos novos usuários com esse perfil, o que também ajuda a reduzir o CPA.

Há várias ações que podem ser feitas para reduzir o CPA e otimizar os investimentos em uma estratégia de marketing digital. Por isso, a atenção às métricas das campanhas de anúncios é fundamental. Assim é possível identificar aumento de custos e fazer as mudanças necessárias para não perder dinheiro.

Deixe um comentário