O gerenciador de anúncios do Facebook é a ferramenta ideal para criar conteúdo direcionado a um público segmentado, o que aumenta as chances do seu produto ou serviço chegar a potenciais clientes. Ao contrário do botão Impulsionar Publicação, que tem recursos limitados, o gerenciador de anúncios permite configurar uma série de preferências e objetivos que se adaptam melhor à sua campanha.
Confira o passo a passo para utilizar o gerenciador de anúncios
Objetivo da campanha
Comece dando um nome para a sua campanha e depois escolha qual é o objetivo do seu anúncio. Pode ser envolvimento, visualizações de um vídeo, instalação de um aplicativo, visitas ao site, entre outros.
Público-alvo
Nesta etapa é definido o público-alvo do anúncio baseado em uma série de informações, como localização, sexo, faixa etária, idioma e interesses dos usuários. Você pode dar um nome a este público e salvá-lo para reutilizar em anúncios futuros. Note que do lado direito vai aparecer um gráfico que mostra se seu público é específico ou amplo. É possível também determinar se o anúncio será veiculado para pessoas que já seguem a página ou não seguidores.
Orçamento
Neste campo, insira o valor que será utilizado e o prazo de duração da campanha. Lembrando que, independentemente do período estipulado, o anúncio pode ser interrompido a qualquer momento no painel de controle. Há a opção de otimização do orçamento, que impulsiona mais os anúncios com melhor performance.
Criação do anúncio
O Facebook oferece algumas opções de criação do anúncio, que pode ser feito com fotos ou vídeos. Os formatos são de imagem única, vídeo único, carrossel e apresentação multimídia. No carrossel são exibidas de duas a três imagens que vão aparecendo à medida que o usuário clica nas setas. Já no formato multimídia são escolhidas até dez imagens que vão passando como um filme.
Os anúncios podem ser visualizados em diversas dimensões, para notebook, celular, Instagram, etc. Lembre-se que se for fazer um anúncio em vídeo, ele deve ter até um minuto para ser veiculado também no Instagram.
Chamada para a ação
Nesta parte você vai escolher qual ação será feita pelo público do anúncio. Há diversos tipos de ações, como visitar o site, instalar o aplicativo, etc. Se seu objetivo for visitas ao site, por exemplo, é aqui que será inserido o link para a página. Também terá a opção de inserir pixel, que vai rastrear quantas conversões foram feitas por meio do anúncio no Facebook.
Tudo pronto? Fechar pedido!
Após concluir todas essas etapas basta fechar o pedido. O anúncio fica pendente por alguns instantes até ser aprovado pelo Facebook. Quando o anúncio estiver no ar, aparecerá com status ativo.
No painel de controle, onde aparece uma lista de todas as campanhas, é possível duplicar os anúncios para receberem uma outra imagem ou outro público-alvo, o que economiza tempo. No gerenciador de anúncios também está disponível o teste A/B que permite comparar a performance de dois conteúdos e avaliar qual seguirá adiante.