O algoritmo do Google leva em conta uma série de fatores para determinar quais páginas vão aparecer nas primeiras posições durante uma pesquisa. Escolher aquela palavra-chave que vai atingir precisamente o público-alvo de um determinado conteúdo ainda é fundamental para fazer a página ser encontrada na rede com facilidade. Porém, para conseguir um bom destaque para o site é preciso fica atento a diversos detalhes. Confira como aumentar as chances de a página aparecer no Google com resultados.
Aparecer no Google com as ferramentas certas
Palavras-chave e SEO
Um bom estudo de Search Engine Optimization (SEO) é o primeiro passo para checar quais palavras-chave estão sendo buscadas para que o conteúdo seja direcionado ao público certo. No entanto, tão importante quanto definir estas palavras é inseri-las na página de maneira correta. Link da página, títulos h1, subtítulos h2 e o primeiro parágrafo devem conter a palavra-chave. A ordem dos termos em uma palavra-chave também merece atenção. Em 2017, a pergunta mais pesquisada no Google foi “Como fazer ovos de Páscoa?”. Portanto, o resultado pode ser melhor utilizando “Como fazer ovos de Páscoa” em vez de “Ovos de Páscoa, como fazer?”.
Page authority e domain authority
Para fazer um conteúdo ter relevância no ranking do Google não basta despejar uma lista de palavras-chave. O conteúdo deve ser único e atender à expectativa do usuário que busca uma informação. Por isso, uma página com esse tipo de conteúdo vai aumentando sua page authority e ganhando mais relevância no Google. Além do conteúdo, a qualidade dos links externos, número de visitantes e conversões também contribuem para o ganho de autoridade. O conjunto destas páginas bem avaliadas dentro de um site aumentam o domain authority, ou seja, o nível de qualidade e a confiabilidade de seu conteúdo.
Page rank e trust rank
O número de links que o site terá em outro é um fator importante para o ranking no Google. Quando uma página menciona o seu conteúdo e insere um link é um indicativo de um conteúdo relevante e isso é levado em conta. Mas só a quantidade de links não basta, é preciso ter qualidade. O trust rank verifica se a página que inseriu o link é confiável e se seu conteúdo é relevante. Um bom conteúdo ligado ao outro pode lançar o site nas primeiras posições do Google.
Outros fatores para fazer o site aparecer no Google
Tempo de carregamento da página, a estrutura adaptada para as telas dos smartphones, facilidade de navegação e códigos html bem organizados também são considerados pelo Google, afinal esses fatores podem ser decisivos para manter o usuário no site por mais tempo, aumentar as conversões e reduzir a taxa de rejeição.
Portanto, para seu site aparecer no Google e alcançar os objetivos é importante sempre atender às expectativas dos usuários, tanto na produção de conteúdo, quanto na estrutura da navegação, para que ela ocorra de forma simples, sem obstáculos e com eficiência.
Outra forma de fazer o site aparecer nas primeiras posições é investir no Google Adwords. Confira como esta ferramenta funciona e extraia melhores resultados com essas dicas.