O Inbound Marketing é uma das metodologias de marketing digital mais discutidas na atualidade e uma das suas principais ferramentas é a landing page. Ainda que você não trabalhe o Inbound Marketing de maneira plena, se você tem um site ou um blog e quer converter suas visitas em resultados, sejam eles quais forem, deve dar uma atenção especial para as landing pages. Como o nome diz, landing vem do verbo em inglês to land, que significada pousar. Assim, o público pode chegar por meio de ferramentas e busca e “pousar” no site, sendo assim a primeira impressão, o primeiro contato das pessoas com a página. Por isso, toda a comunicação deve ser pensada para que o cliente faça a ação desejada, seja comprar um produto, serviço ou preencher um cadastro. Enfim, todos os caminhos devem levar à conversão.
Landing page pode parecer um conceito complicado, mas estruturar esse tipo de conteúdo para ser funcional e fazer o site atingir seus objetivos é algo que depende de alguns passos simples, confira:
Dicas para uma landing page eficiente
1 – Faça bons títulos e subtítulos
Mais de 90% das pessoas que navegam na internet leem apenas o título e o subtítulo. É neste momento que o cliente decide se lê o restante do conteúdo ou deixa o site. Por isso, esses textos devem ser muito claros e objetivos para atrair esse visitante. Uma dose de criatividade para despertar a curiosidade também cai bem.
2 – Texto em tópicos e com linguagem simples
Ao descrever um produto ou serviço, apresente suas vantagens e diferenciais em tópicos curtos, de rápida leitura. Evite termos técnicos e complicados. Use uma linguagem próxima ao seu perfil de público e formate em negrito as palavras que possam chamar mais a atenção dessas pessoas.
3 – Imagem é essencial
Invista em uma boa imagem e, principalmente, que ela tenha uma clara relação com o produto apresentado no texto. Utilizar bancos de imagem pode ser uma boa saída, desde que o conteúdo dessa imagem agregue valor ao texto que descreve o produto. Vale utilizar programas de edição para tornar as imagens mais atraentes.
4 – A importância do formulário
Quanto mais longo o formulário, menos conversões. Ao elaborar o formulário faça apenas as perguntas estritamente necessárias para não desestimular o preenchimento pelo cliente. Pense sempre no objetivo de cada pergunta e que tipo de informações ela pode fornecer para o negócio.
5 – Estimule a ação
Se você quer levar o cliente a preencher o formulário, faça alguma animação ou efeito que direcione o olhar do público para este conteúdo. Outra forma de estímulo é colocar um prazo para uma oferta expirar, por exemplo. Ao fazer uma reserva em um hotel por meio de sites de viagens, já deve ter notado que o anúncio sempre informa quantos quartos restam ou que um deles acaba de ser reservado. Esse tipo de ação pode fazer o público apressar uma decisão e gerar uma conversão.
A landing page tem um papel fundamental para a conversão ou mesmo para fazer o usuário navegar por outras páginas do site. Por isso, vale a pena fazer um bom planejamento e estudar o comportamento do consumidor para tornar o site ainda mais atraente e que traga os resultados esperados.