Está cada vez mais difícil obter bons resultados com as suas campanhas? Isso não acontece apenas porque o mercado está mais competitivo. É fundamental se certificar de que sua comunicação está sendo direcionada para as pessoas certas, por meio da segmentação de mercado. Você já ouviu falar nesse conceito?
Conforme as mídias vão se saturando e o número de mensagens publicitárias e comerciais aumentam a cada dia, a segmentação de mercado se torna mais necessária, pois permite focar naqueles para quem se é relevante. A mentalidade de “atirar para todos os lados” tendo como objetivo somente o máximo de audiência possível pode ser prejudicial, já que não trará os perfis de clientes corretos.
É muito mais inteligente anunciar apenas para quem tem mais chances de se tornar seu cliente. Ao mirar em um público vasto demais, a sua taxa de sucesso diminui cada vez mais. Uma das maiores vantagens do marketing digital é poder exibir suas ofertas baseando-se em critérios demográficos e de interesses.
Ainda não se convenceu? Então, confira a seguir os principais motivos para trabalhar com segmentação de mercado!
Segmentação de mercado traz mais conversões às suas campanhas
O maior atrativo da segmentação de mercado está em qualificar a sua audiência, seja ela um grupo de seguidores em redes sociais, e-mails de sua base, entre outros.
Ao impactar somente quem teria interesse na sua oferta, a sua proporção de sucesso aumentará consideravelmente em diversos canais, desde formulários de cadastro até landing pages de conversão. E obter melhores taxas de conversões não é bom apenas para “sair bem na foto”. Métricas limpas e indicadores livres de ruídos ajudam muito a analisar e otimizar seu desempenho.
Tem diferentes tipos de segmentação disponíveis
A segmentação de mercado é um modelo que tem diversas divisões possíveis que você pode escolher dependendo dos seus objetivos.
As principais são: a demográfica, baseando-se em dados como idade, sexo, localização, entre outros; por interesses, que consegue chegar até as pessoas certas tendo em mente aquilo que gostam e preferem; e por comportamento, que se utiliza de registro de ações dos usuários como visita a websites, interação a alguma página ou utilização de algum recurso.
É mais barato
Nenhuma área do seu negócio deve tolerar desperdícios e isso também se aplica ao marketing. A segmentação de mercado é uma ótima forma de garantir que todos os recursos aplicados em suas campanhas tragam retornos de qualidade, sem mirar em alvos que não têm interesses reais no seu negócio, mas investindo apenas em quem vale a pena.
Tome essa decisão e aplique seus investimentos de maneira mais estratégica.
Facilita a realização de testes inteligentes
Experimentar é necessário. Profissionais de marketing precisam lidar com cada dia mais incertezas e para não arriscar o investimento, é fundamental testar as variáveis.
Os famosos Testes A/B podem e devem ser feitos para tantas variáveis quanto for possível e a segmentação é uma delas. É importante experimentar um mesmo conteúdo para duas ou mais fatias de público diferentes e comparar os resultados, assim como definir corretamente a segmentação ao experimentar outras variáveis para se obter uma análise mais precisa.
É mais poderosa no ambiente digital
A segmentação de mercado não é uma invenção do marketing digital, mas se tornou muito mais eficaz nele. No meio offline, o máximo de segmentação possível era selecionar os veículos baseando-se no público-alvo deles. Com os métodos modernos, você consegue impactar precisamente quem você deseja muito mais facilmente e com uma margem mínima de erros.
Viu só como a segmentação de mercado pode trazer vários benefícios para a sua estratégia e alavancar seus resultados? Para garantir seu sucesso com a abordagem adequada, certifique-se de contar com a ajuda de quem entende do assunto. Uma agência de marketing digital tem a expertise e a equipe certa para lidar com suas campanhas corretamente.
Vamos trabalhar juntos? Entre em contato conosco por meio do site e conheça todas as possibilidades.