Você provavelmente já deve ter notado, ao realizar uma busca no Google, que os primeiros resultados da pesquisa vêm com a palavra “Anúncio” (ou “Ad”) antes do link. Isso significa que aqueles são links patrocinados, conhecidos como Google Adwords.
O bom uso dessa ferramenta é capaz de aumentar o sucesso das suas campanhas e a receita da sua indústria. Saiba, neste post, como funciona o Google Adwords e aprenda a extrair o melhor dele!
O que é Google Adwords?
Adwords é a ferramenta de anúncios do Google na qual as empresas pagam para promover seus links. Fazendo isso, seu conteúdo receberá destaque quando um usuário fizer uma busca com as palavras-chaves relacionadas ao produto ou ao serviço oferecido.
Por mostrar o anúncio do produto na hora que a pessoa está buscando por ele, o Adwords direciona seu link para uma audiência ativa, e suas ferramentas de segmentação de público permitem buscar visitantes qualificados, que tenha relação com o seu negócio. O AdWords tem diferentes formas de anúncio:
Rede de Pesquisa
São os anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa por ter relação com a palavra-chave buscada. Aparecem no início e no fim da página de resultados (SERP), com a palavra “Anúncio” escrita em verde, antes do link.
Rede de Display
É o conjunto de sites que vão exibir os anúncios do Google em forma de banners. São blogs, portais e diversos outros sites independentes que, para obterem receita com seu site, se inscrevem para exibir anúncios dos clientes do Google AdWords. Mais de dois milhões de sites e 650 mil aplicativos fazem parte dessa rede.
Anúncios de Youtube
São os anúncios que passam antes do início de alguns vídeos no YouTube ou os banners que aparecem na tela durante a exibição do conteúdo.
Anúncios de Aplicativo
Esses são para aquelas empresas que têm aplicativos e querem aumentar o número de downloads. Seu aplicativo poderá ser exibido em todos os modelos anteriores de anúncio.
Google Shopping
Você já deve ter encontrado anúncios de produtos à venda nas pesquisas do Google, que exibem diretamente nas páginas da busca, o preço, forma de pagamento e a loja anunciante. Ou então, procurando por um produto para comprar, clicou em “Shopping” para buscar produtos diretamente nas lojas virtuais. Pois é, o Adwords promove, em um campo da página de resultados e numa categoria específica de busca, os produtos disponíveis em um e-commerce parceiro que tenham relação com a busca.
Como funcionam os links patrocinados?
Em toda pesquisa realizada no Google é realizado um leilão no AdWords para determinar quais os anúncios aparecerão e qual será a ordem deles na página de resultado da busca. Porém, o buscador também leva em conta a qualidade do anúncio para exibi-lo ao consumidor.
Ou seja, nem sempre o maior lance leva. A posição (Ad Rank) é definida pela relação entre seu lance máximo de CPC (custo por clique) e Índice de Qualidade (IQ). Sendo assim, você pode ter oferecido um valor menor do que outro anunciante, mas conseguir uma classificação melhor que a dele se tiver um Índice de Qualidade maior.
É importante destacar que no CPC, como o próprio nome indica (custo por clique), você paga ao Google apenas pelos cliques que seu anúncio recebe.
Como patrocinar com sucesso no Google Adwords?
É preciso fazer com que a pessoa que está pesquisando sinta que o seu link é a resposta para aquela busca. Para isso, seu anúncio deve conter:
- título: deve abordar o que o usuário está buscando;
- descrição: um resumo sobre o que você está oferecendo no anúncio;
- URL de visualização: deve levar o nome empresa;
- URL de destino: deve direcionar o usuário para o que ele está procurando ao clicar no seu anúncio.
Para obter melhores resultados:
- coloque a palavra-chave no título: elas ficam em negrito quando são os termos da busca;
- cite alguns qualificadores: como você paga por clique, além de atrair quem realmente interessa, isso elimina cliques indesejados;
- inclua preços e formas de pagamento: também serve como filtro, evitando cliques para obter essas informações, e aumenta a conversão;
- escreva as palavras com as iniciais maiúsculas: a prática é recomendada pelo próprio Google, pois atrai mais atenção e, consequentemente, mais cliques.
O Google Adwords oferece diversas possibilidades. Você pode conseguir bons resultados usando-o por conta própria, mas a melhor maneira de criar uma campanha realmente eficiente é contando com ajuda profissional. O ideal é contratar uma agência especializada.
Destacar-se na principal plataforma de busca do mundo é garantia de retorno para seus investimentos. Afinal, ao investir no Google Adwords, você anuncia apenas para uma audiência qualificada e paga somente por aqueles que realmente clicarem em seu anúncio.
Para saber se o retorno sobre investimento (ROI) da sua estratégia de links patrocinados ou de qualquer outra de marketing digital é positivo, veja nosso post e descubra como calculá-lo!