Você já deve ter ouvido falar do Inbound Marketing, ou marketing de atração. Ele envolve estratégias que instigam o interesse do consumidor para seu produto ou serviço através de conteúdos relevantes.
Dados mostram que, em média, o Inbound Marketing gera 54% mais oportunidades de venda do que técnicas tradicionais. Por isso, é cada vez mais utilizado pelas empresas. Além do poder de atração, a metodologia é bem clara e os resultados são visíveis e mensuráveis.
Mas se você ainda duvida do poder desse método, vamos mostrar neste post 4 benefícios do Inbound Marketing. A partir desta leitura, você vai se convencer de vez que usá-lo pode ser a melhor estratégia para sua indústria. Confira!
1. Redução da jornada de compra do cliente
Ao produzir conteúdo relevante, você educa o possível consumidor sobre sua empresa, transformando-o em um lead e fazendo a transferência dele para o setor de vendas apenas quando estiver pronto para tomar a decisão de compra. O processo pode até parecer longo, mas é justamente o contrário.
Ao atrair o cliente até você, em vez de ir atrás dele, você otimiza o processo de conversão. Afinal, os esforços serão direcionados apenas a quem realmente demonstrar interesse no seu produto.
Seu time de vendas não terá mais que perder tempo com pessoas que sequer precisam do seu serviço. Desse modo, poderá focar em potenciais clientes, já qualificados para comprar. Essa união de esforços entre vendas e marketing é garantia de sucesso.
2. Aperfeiçoamento da análise de resultados
No marketing tradicional (Outbound Marketing), você consegue obter apenas uma estimativa aproximada dos resultados da sua campanha. Já no Inbound Marketing, a mensuração é bastante precisa.
Tendo a internet como principal meio nesse método, você consegue acompanhar, em tempo real, todos os dados sobre suas ações. Entre as informações verificadas, temos:
- número de visitantes;
- cliques;
- curtidas;
- acessos;
- conversões e diversas outras métricas.
A exatidão de dados possibilita uma melhor análise dos resultados. Consequentemente, isso facilita o processo de planejamento e embasa as decisões a serem tomadas.
Com esses dados, sua equipe de marketing categoriza os consumidores. O grande benefício é identificar aqueles que estão prontos para avançar no funil de vendas. Cada informação coletada mostra o estágio do consumidor. Isso ajuda a definir que tipo de conteúdo ele deve receber e quando será transferido para o setor de vendas.
3. Otimização do ROI de marketing
Com os resultados claros das estratégias aplicadas, você consegue saber o que está ou não dando certo. Assim, você será capaz de corrigir seu planejamento.
Ao otimizar suas ações de marketing, você atinge um público realmente interessado pelo seu negócio. Consequentemente, você será capaz de aumentar o número de conversões, mas com um investimento menor.
Ou seja, o retorno sobre investimento (ROI – Return On Investment) do seu setor de marketing vai crescer. Afinal, você passará a alocar os recursos de marketing apenas em ações comprovadamente eficazes.
4. Aumento da credibilidade da empresa
Todas as ações do Inbound Marketing geram consequências positivas para o reconhecimento da sua marca. Consequentemente, isso também gera maior credibilidade para a sua empresa.
Ao produzir conteúdo relevante, você se destaca nas ferramentas de busca, que avaliam a qualidade das páginas. Com um melhor ranqueamento, você conquista um aumento da visibilidade da sua empresa. Com mais pessoas chegando até você, o seu negócio pode se tornar uma referência no seu segmento de mercado.
Ainda, ao oferecer soluções para os problemas dos consumidores, e não apenas produtos, você conquista fiéis propagadores da sua marca, o que é ótimo para melhorar a reputação. Conhecer o seu público e oferecer o conteúdo certo e na hora certa pode ser o que sua empresa precisa para se tornar relevante.
Agora que você já sabe alguns dos benefícios do Inbound Marketing, que tal aplicar o método na sua indústria? Para obter o máximo de sucesso com essa estratégia, anote uma última dica: conte com auxílio profissional. Contrate uma agência especializada!
A equipe da Monolito presta todos os serviços de Inbound Marketing necessários. Conosco, a sua indústria irá usufruir os benefícios que mostramos neste post. E, claro, estamos à disposição para ajudar: entre em contato e saiba mais!