Conheça seu público e se torne relevante

Saber para quem está falando é um dos pontos fundamentais em uma apresentação de sucesso. Uma das perguntas feitas na hora de criar uma campanha de marketing ou uma apresentação de sucesso com certeza é: “Quem é meu público?” e saber quem é o público-alvo é essencial para a assertividade da comunicação.

Ao criar um conteúdo, o orador deve fazer as perguntas: “Qual é a dor da minha audiência? Quais suas preocupações? Seus interesses?” A história da sua audiência é mais importante que a sua porque ela dará significado a tudo que você dirá. Então, antes de fazer sua apresentação, pesquise e registre qual é o público a quem você irá se apresentar.

Por exemplo, se você é um fabricante de tintas se apresentando a empreiteiros e construtoras, é possível que falar sobre o tipo do solvente que compõe seu produto seja completamente irrelevante para esses construtores, mesmo que essa característica aumente a durabilidade da pintura. Se o problema deles é a logística, fale da sua logística (contanto que ela seja boa). Se eles sofrem com o pedido mínimo, fale sobre como você resolve esse problema. Mas se o problema for as reclamações de garantia pós-obra, provavelmente o solvente que você usa é o assunto certo para sua apresentação.

A Monolito é uma agência especializada em Apresentações de Alto Impacto, que pode ajudar você a conquistar novos clientes. Entre em contato conosco e saiba como fazer uma apresentação irresistível.