Sintetize a sua apresentação de pitch e conquiste mais clientes

Um ponto extremamente importante sobre o pitch é que ele não deve ser visto apenas como um instrumento de vendas, e sim como uma ferramenta para realizar a apresentação do seu negócio e iniciar um relacionamento com um cliente em potencial.

O que muita gente ainda tem dúvida é justamente como construir uma apresentação que seja curta e efetiva. O grande objetivo de uma apresentação é conquistar novos clientes e mostrar os diferenciais da sua marca.

Neste artigo, vamos desenvolver a ideia de como você pode sintetizar um pitch e conquistar resultados ainda mais concretos.

 

Na hora da apresentação, tenha tudo por escrito

Um fato que não tem como não se discutir é que um pitch deve ser escrito previamente. Esse exercício torna muito mais fácil avaliar sua ideia. Ao escrever e ler o roteiro de uma apresentação, é possível trabalhar no que funciona ou não para ele. Nesta fase, tenha um objetivo bem definido sobre o que você quer conquistar ou a mensagem que você quer passar.

Escrever o pitch também ajuda a tornar mais objetiva a apresentação e facilita a memorização para a hora H. Quanto mais reduzida e objetiva for a sua fala, melhor.

Não tenha medo de eliminar tudo o que não tiver relação direta com o problema da audiência ou com sua proposta única de valor. Aqui, menos é mais.

Tente descobrir qual é o mínimo de palavras que você consegue usar para dizer o que você quer e procure trocar expressões longas e rebuscadas por alternativas mais simples. Também fique atento aos vícios de linguagem ou explicações muito detalhadas: uma boa apresentação é aquela simples, objetiva e direta.

 

Treine, treine, treine

Para você fazer uma apresentação poderosa, a dica essencial é treinar muito. O mais importante dessa etapa é ter segurança do que você está falando e de como você está falando. Alguns vícios de linguagem que surgem na hora de uma apresentação, como os “nés” ou os “hmmm”, roubam a atenção.

Por isso, decida praticar, inclusive na frente de outras pessoas. As críticas são um ponto extremamente positivo para o pitch, já que um olhar de fora pode te ajudar a entender o que você deve ou não fazer na hora da sua apresentação.

Existe um exercício bem tradicional nesse universo das apresentações onde as pessoas tentam escrever o pitch a partir de uma única palavra. De todas as palavras que você usou no seu texto, qual melhor o define? Se você conseguir responder a essa questão, sua apresentação já tem grande chance de ser um sucesso. Se não, está na hora de rever alguma coisa.

De posse de seu pitch original e da versão mais curta possível, compare-os e veja o que se perdeu no processo, chegando ao um equilíbrio sem engordar demais o texto. Aí é só experimentar seu pitch e ir aperfeiçoando. Mesmo que você esteja convicto da sua versão, procure oportunidades para testar outras versões possível. Só assim você poderá chegar no pitch ideal.